sexta-feira, 6 de junho de 2014

O misterioso som "Bloop"

No verão de 1997, a NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) capturou aquilo que pode ser considerado um dos grandes mistérios da humanidade: sons submarinos de frequência ultra-baixa, extremamente poderosos e de origem totalmente desconhecida.

O sons de mais ou menos 1 minuto de duração, foram capturados várias vezes pela NOAA, próximo à costa sudoeste da América Central. O Bloop - como ficou conhecido - era tão potente, que foi ouvido em vários sensores, e chegou a alcançar 5.000 km de distância de sua origem. Se fosse atribuído a um ser vivo, este seria o maior animal da terra, maior até que a baleia azul.

Ouça o Bloop:


Não existem respostas sobre o que ou quem pode ter causado o Bloop, apenas teorias. Alguns acreditam se tratar de sons geológicos (terremotos, rachaduras no gelo da Antártica), outros afirmam se tratar de um animal marinho ainda desconhecido, que habita as profundezas do oceano.

Existe ainda quem diga se tratar de um animal conhecido de todos os leitores de H.P Lovecraft: o Cthulhu, besta gigante, metade homem, metade polvo. Quem acredita nesta teoria diz que o Bloop foi capturado próximo a R'lyeh, uma cidade misteriosa, que - de acordo com as histórias - aparece vez ou outra para os marinheiros, e que os sons podem ser oriundos de uma criatura que vive lá. As histórias sobre essa criatura pode ter sido inspiração para H.P Lovecraft criar o monstro mais famoso das histórias de terror.


Seja o que for, estes misteriosos sons ainda são um enigma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário