sexta-feira, 4 de julho de 2014

Os fantasmas da Casa Branca



A foto acima, com uma vista ao longo da parede sul da mansão, foi tirada durante a remodelação da Casa Branca em 25 de maio de 1950 pelo fotógrafo Abbie Rowe e mostra uma figura de forma humana transparente nos fundos da sala. Várias explicações têm sido oferecidas, incluindo exposição à luz ou reflexo, mas nenhuma explicar por que a figura fantasmagórica em questão é transparente, enquanto outras pessoas na fotografia são tão claras. O consenso é que a fotografia é autêntica e inalterados. No entanto, a identidade da figura fantasmagórica que aparece na foto ainda é desconhecida.


Relatos de aparições fantasmagóricas no 1600 Pennsylvania Avenue não são novidade. A Casa Branca mantém um legado assombrado que remonta há mais de 200 anos. Mesmo nos tempos atuais, as "Primeiras Famílias" relatam ocorrências misteriosas dentro da Casa Branca. Em 2014, a primeira-dama Michelle Obama disse a uma sala de aula em Los Angeles que ela e o excelentíssimo esposo ouviram sons estranhos no corredor que levou o casal a sair da cama para investigar, apenas para descobrir que não havia nada nem ninguém no corredor. Uma meia dúzia de presidentes, pelo menos tantas primeiras-damas, e dezenas de personalidades notáveis ​​relataram acontecimentos fantasmagóricos dentro da Casa Branca.

Conheça alguns fantasmas que já deram as caras pela Casa Branca:

Dolley Madison.
O fantasma de Dolley Madison 

Durante a presidência de Woodrow Wilson, os trabalhadores foram obrigados a cavar o jardim de rosas de Dolley Madison (esposa do 4º presidente norte-americano, James Madison), o jardim original da Casa Branca, para dar lugar a um novo jardim. Quando se aproximaram do jardim para começar a trabalhar, o fantasma de Dolley Madison apareceu, olhando com raiva, e bloqueando seu caminho. Os trabalhadores ficaram tão assustado com sua aparência que fugiram do local, recusando-se a voltar. Basta dizer que, o jardim permanece intocado até os dias atuais.

O fantasma de Mr. Burns 

Vários relatos de um misterioso e invisível "Mr Burns" surgiram ao longo dos anos. Uma vez, o chofer de  Franklin D. Roosevelt ouviu uma voz desencarnada chamando-o de longe. Quando ele se virou para ver quem o estava chamando, ninguém estava à vista, mas a voz, que soava como se estivesse em pé ao lado dele, afirmou claramente: "Eu sou o Mr Burns".

O mesmo cenário ocorreu mais de uma década mais tarde, durante a administração de Truman, quando um guarda relatou ter ouvido a mesma voz identificar-se como "Mr Burns". O guarda, pensando que a voz era a voz do então secretário de Estado James Byrnes, passou a procurá-lo apenas para descobrir que o secretário não tinha estado na Casa Branca naquele dia.

David Burns, ou o Mr Burns como era conhecido pela cidade de Washington, foi forçado a desistir de sua terra em 1790 para permitir a construção da Casa Branca (e parte da cidade de Washington).

Os fantasmas do 2º andar

O segundo andar da Casa Branca, onde a primeira família reside, é o local de centenas de histórias de avistamentos de fantasmas. Harry Truman, que uma vez escreveu:

"Sento-me aqui nesta velha casa, o tempo todo ouvindo os fantasmas andarem para cima e para baixo no corredor. Às 4 horas, fui acordado por três batidas distintas na porta do meu quarto. Ninguém estava lá. Este maldito lugar é assombrado, tão certo quanto um tiro!"

Truman também escreveu um relato semelhante à sua mulher Bess:

"Sento-me aqui nesta velha casa trabalhando em assuntos externos, lendo relatórios, e fazendo discursos - o tempo todo ouvindo os fantasmas andarem para cima e para baixo no corredor e até mesmo bem aqui no quarto. Os pisos rangem e as cortinas flutuam para frente e para trás."

Moradores do segundo andar afirmaram ter visto os fantasmas de Abigail Adams, Eleanor Roosevelt, Abraham Lincoln, e de vários outros fantasmas ainda não identificados.

O Fantasma de Abigail Adams 

Abigail Adams.
Além de ter sido visto pelos corredores do 2º andar, o fantasma de Abigail Adams (esposa do 2º presidente dos EUA,  John Adams) foi visto também no Salão Leste (o quarto em que ela usava para secar suas roupas) e foi uma visão comum durante a presidência de William Howard Taft (27º presidente). Ainda hoje, os visitantes da Casa Branca que se dirigem ao Salão Leste frequentemente relatam o cheiro de roupas molhadas e sabão que emana do quarto.

O fantasma do Presidente Lincoln 

O fantasma do Presidente Lincoln, que teve uma morte violenta apenas alguns quarteirões de distância da Casa Branca, tem sido freqüentemente avistado na Casa Branca. É sabido que Abraham Lincoln e sua esposa realizavam sessões espíritas na Casa Branca, tentando entrar em contato com seu filho Willie, que morreram no local e que também foi visto andando pelos corredores. Alguns acreditam que eles podem ter
evocado os espíritos que permanecem dentro da Casa Branca hoje.

Diz-se que o fantasma sempre vigilante de Lincoln aparece muitas vezes na noite anterior a uma tragédia nacional. Entre outras, as seguintes personalidades notáveis ​​reconheceram publicamente que testemunharam o avistamento do fantasma de Abraham Lincoln na Casa Branca: Winston Churchill, Carl Sandburg, Grace Coolidge, a rainha Guilhermina dos Países Baixos, Teddy Roosevelt, Eleanor Roosevelt, Herbert Hoover, Nancy Reagan, Dwight D. Eisenhower e Jackie Kennedy.

Acredita-se que a mulher de Calvin Coolidge (30º presidente dos Estados Unidos), Grace, foi a primeira pessoa a ver o fantasma de Lincoln na residência. Grace relatou ter visto a aparição de pé em uma janela no Salão Oval olhando através do Potomac para os antigos campos de batalha da Guerra Civil. Ela disse que durante seus anos na Casa Branca, o fantasma de Lincoln apareceu para ela várias vezes.

O fantasma de Abe deu as caras para muitas outras pessoas em vários momentos: o chofer de Roosevelt ficou tão assustado que fugiu da Casa Branca gritando e um dos guarda-costas do presidente Harrison estava tão assustado que participou de uma sessão espírita para pedir ao espírito de Lincoln para deixá-lo sozinho. Ladybird Johnson, esposa de Lyndon, afirmou ter visto Lincoln, enquanto ela estava assistindo televisão. Eleanor Roosevelt, que usou o Quarto de Lincoln como seu estúdio, relatou muitas vezes sentir a presença do falecido presidente, enquanto ela trabalhava lá tarde da noite.

Rainha Guilhermina dos Países Baixos deu um relatório detalhado de seu encontro fantasmagórico com o falecido presidente. Ao ouvir passos no corredor durante o meio da noite, a rainha acordou e ouviu atentamente enquanto estava deitada na cama. Quando ela ouviu uma batida na porta, levantou-se e atendeu. Ninguém menos que o espírito de Abraham Lincoln estava parado em frente a porta da Rainha, olhando diretamente para ela. Ela prontamente desmaiou no local.

O encontro entre Winston Churchill com o espírito de Abraham Lincoln era um caso bem-humorado para todos, menos para o próprio Churchill. Churchill afirma ter visto o fantasma de Lincoln encostado na lareira, enquanto o primeiro-ministro saia do banheiro nu, com um charuto na mão. Churchill disse que a aparição desvaneceu-se rapidamente, mas a aversão de Churchill à sala onde o fantasma apareceu, durou até o fim de sua vida - depois disso, quando ele visitou a Casa Branca, ele se recusou a ficar no mesmo quarto.

O presidente Ronald Reagan contou um incidente que ocorreu durante a sua presidência, em que sua filha e genro testemunharam o fantasma de Abraham Lincoln em primeira mão. Em suas próprias palavras, Reagan disse aos jornalistas:
"Um membro da nossa família [ele quis dizer a sua filha Maureen] e seu marido sempre ficam no quarto de Lincoln quando visitam a Casa Branca. Algum tempo atrás, seu marido acordou e viu uma figura transparente de pé na janela do quarto olhando para fora. Em seguida, ele virou-se e desapareceu. Sua esposa brincou com ele impiedosamente sobre este fato por um mês. Então, quando eles estiveram aqui recentemente, ela acordou uma manhã e viu a mesma figura de pé na janela olhando para fora. Ela podia ver as árvores através da figura. Mais uma vez, ele virou-se e desapareceu."

O fantasma de Andrew Jackson amaldiçoa o Quarto Rosa 

Andrew Jackson

A resistência e dureza de Andrew Jackson (7º presidente dos EUA) lhe rendeu o apelido de "Old Hickory" (algo como Velha Nogueira, uma árvore cuja madeira é bastante dura, que resiste ao tempo), por isso, não é surpresa para a maioria de que a morte por si só não poderia tirá-lo da Casa Branca. Acredita-se que o fantasma do notoriamente abrasivo Andrew Jackson, um fantasma "amaldiçoador", é freqüentemente relatado no quarto Rosa (agora conhecido como Quarto da Rainha) onde o leito original de Jackson permanece até hoje.

No Quarto Rosa, onde Jackson costumava dormir, funcionários da Casa Branca ouviram uma gargalhada bastante alta (uma característica bem conhecida Jackson) e muitos ouviram seus passos pesados ao redor da sala. Mary Todd Lincoln (esposa do 16º presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln) freqüentemente relatava ter ouvido o fantasma desbocado entre 1861 e 1865 e uma enfermeira de Lyndon B. Johnson contou ter ouvido o fantasma balbuciar maldições no Quarto Rosa, em 1964. Enquanto permaneciam no Quarto Rosa, vários visitantes durante a noite relataram ter uma manifestação de imagens fantasmagóricas na cama.

O fantasma na Salão Oval Amarelo 

Thomas Jefferson

Mary Todd é conhecida como a primeira pessoa a relatar ter visto o fantasma de Thomas Jefferson (3º presidente dos EUA) no Salão Oval Amarelo (localizado no lado sul do segundo andar). Na verdade, ela relatou ter visto ele várias vezes na mesma sala. Outros visitantes têm relatado ouvir música fantasmas de violino (instrumento musical favorito de Jefferson) vindos do quarto.

O soldado britânico com uma tocha 

Imagem ilustrativa.

Anos após a guerra de 1812 (durante o qual a Casa Branca foi incendiada pelos ingleses), tem havido muitos relatos de avistamentos de um fantasma empunhando uma tocha enquanto anda sem rumo em volta do terreno da Casa Branca. Em 1953, durante a administração Eisenhower, um casal de visitantes relatou ter sua cama em chamas várias vezes durante a noite.

O fantasma do sótão da Casa Branca 

Anna Surratt.
Estranhos sons são ouvidos vindos do sótão da Casa Branca e acredita-se que se originam do fantasma de William Henry Harrison. Harrison foi o nono presidente dos Estados Unidos e o primeiro a morrer no cargo. Outros têm visto o fantasma de Harrison em torno da área do sótão e descrevem-no como tendo uma coloração azul-claro com uma tosse seca (Harrison morreu de pneumonia).

O fantasma de Anna Surratt 

Aparecendo anualmente em 7 de julho, o fantasma de Anna Surratt, cuja mãe Mary foi julgada e executada por sua participação no assassinato de Lincoln, tem sido freqüentemente visto (e ouvido) batendo nas portas traseiras da Casa Branca. Diz-se que o bater nas portas ecoa por toda a câmara interna, e testemunhas juram ouvir a voz suplicante de Anna implorando para que poupassem a vida de sua mãe.

O gato demônio no porão 

Mesmo um "gato demônio" foi relatado assombrar o porão da Casa Branca. De acordo com o Huffington Post:

Existe declaradamente um gato demônio no porão da Casa Branca, que raramente é visto. Quando ele aparece, está predizendo um desastre nacional. Enquanto o gato demônio pode, a princípio parecer um gatinho inofensivo, ela cresce em tamanho quanto mais próximo fica. Um guarda da Casa Branca o viu uma semana antes do acidente da bolsa em 1929 e também foi visto supostamente antes do assassinato de Kennedy, em 1963.

Traduzido de: Altered Dimensions

Nenhum comentário:

Postar um comentário