domingo, 27 de dezembro de 2015

Game Show - Misao

Não sei vocês, mas eu estava morrendo de saudades de um bom rpg de terror. Por isso, trago à vocês mais um integrante da nossa pequena coleção de rpg's, que na minha humilde opinião, são games fáceis de jogar, longos e assustadores. Sem mais delongas, apresento-hes Misao:


A história do game gira em torno de Misao, uma estudante solitária que desapareceu misteriosamente. Três meses após o desaparecimento da jovem, Aki, sua colega de sala, acorda de um pesadelo, onde ouve sua voz pedindo socorro. Na escola, os demais estudantes começam a comentar sobre alguns fenômenos paranormais que passaram a acontecer depois do sumiço de Misao, e de repente um misterioso terremoto sacode a escola, que é teletransportada para uma outra dimensão, cheia de monstros e fantasmas. Seu objetivo é encontrar as 6 partes do corpo de Misao, para quebrar a maldição que a menina assassinada colocou na escola.


O enredo do jogo é bem triste, na realidade. Misao é uma menina solitária, que sofre bullying constantemente de seus colegas de sala, sobretudo de Yoshino, a "chefe das valentonas". Durante todo o jogo, sua personagem Aki, deverá tentar solucionar puzzles difíceis para conseguir encontrar seis partes do corpo de Misao (pernas, braços, cabeça, olhos, cérebro e coração), colocá-los em altares e por fim à maldição que a morta colocou no prédio, sem antes se aventurar por corredores cheios de surpresas, sangue, fantasmas e monstros assassinos. Depois que você chegar no final, descobrirá a história macabra por trás da morte de Misao, e o motivo da raiva da menina, que deu origem a maldição.

Mesmo depois de terminar o jogo, você terá a oportunidade de jogar mais 2 outros jogos, sendo um deles curto, dentro do primeiro. O primeiro é uma versão do mesmo game, mas dessa vez, a personagem Aki é substituída por sua versão masculina. Já no mini-game, você irá conhecer melhor o passado dos demais personagens, e que fim levaram no "outro mundo". Seu objetivo é salvá-los do inferno onde estão. 

Esta é uma das dicas de puzzles. Tirei PS em caso de vocês precisarem.

Você será apresentado à outros personagens, como Ayaka, melhor amiga de Aki, Tohma, o bonito da turma e sua namorada Saotome, Kudoh, o ex-melhor amigo de Misao, Sohta, o professor bonitão, Sra Library, a bibliotecária que irá ajudá-la e Onigawara, o presidente do conselho estudantil.  Uma curiosidade: Misao foi feito pelos mesmos criadores de Mad Father, por isso a grande semelhança entre Onigawa e Ogre, personagem de Mad Father (será que são a mesma pessoa? Hmmm..). 

O game tem cerca de 1 hora de duração em média, o que é bastante jogo. O mapa da escola também é bastante extenso e há puzzles que irão requerer bastante raciocínio do jogador. Outra boa notícia é que a versão que vou disponibilizar aqui está totalmente em português, então até mesmo os leitores com alguma dificuldade em língua estrangeira poderão aproveitar Misao. 

Este também é uma dica de puzzle.

Dicas:
Primeiramente, depois do baixarem Misao, abram o zip do game e instalem as duas fontes que se encontram dentro da pasta. Elas são importantes, e se não forem instaladas, os diálogos e textos do jogo não irão aparecer. Para instalá-los, basta abrir os arquivos onryou.ttf e msgothic.ttc e clicar em instalar. É rapidinho, veja como fazer nas imagens abaixo:



Outra coisa: há um pequeno bug no momento em que você muda o nome da personagem principal Aki. Para mudar o nome dela, aperte ENTER e escreva com o próprio teclado. Depois, aperte Enter novamente.

Enquanto alguns puzzles são fáceis de passar, outros são bem difíceis, e de certa forma não-lógicos. Por isso, vou deixar AQUI o link de um detonado curtinho sobre como conseguir encontrar as partes de Misao.

Existem 2 finais em Misao. Para consegui-los, haverá uma decisão que você deverá tomar. Como trata-se de [SPOILER] vou colocar escondido aqui. Para ver, basta selecionar a frase com o mouse.

Os dois finais são:

Bad End: Mate Tohma.

God End: Mate Sohta.

Sempre salve o jogo com o saves rápidos. Isso é importante pois há armadilhas mortais escondidas até mesmo nos mais inocentes lugares, como em um vaso de flores. Portanto, se você morrer, o save rápido será de grande utilidade. Mas cuidado: lembre-se de sempre salvar o jogo com o Onigawara, pois os saves rápidos sumirão se você sair do jogo.

Comandos:
→ ↑ ← ↓: Movimentam o personagem.
↑ ↓: Muda a opção no inventário.
Shift ou C: Saves rápidos. 
Esc, X: Abre o inventário e passa os diálogos rápido.
Espaço, Z ou ENTER: Fala com os personagens e interage com o ambiente. 
F4: Muda o tamanho da tela.
F12: Reinicia o jogo.

Reações:




Como baixar o jogo:
Clique AQUI e depois em Download (28.26 MB). A versão em português foi disponível pelo fórum Mundo RPG Maker.

Bom jogo!

3 comentários:

  1. Gostaria de recomendar ao pessoal um jogo indie chamado "The Cat Lady" (promoção de inverno na STEAM por pouco mais de 3 dilmas). É um jogo "hardcore": envolve canibalismo, suicídio, doenças terminais, enfim só coisa pesada (eu acho que até incesto; faz muito tempo que eu joguei). Mas devo confessar que achei o jogo mais triste do que tenso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica, querido. Pra quem se interessar, aqui vai o link: http://store.steampowered.com/app/253110/

      ótimo 2016 pra ti tbm, <3

      Excluir