quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Kodamas


Os japoneses sempre souberam que algumas árvores eram especiais. Por alguma razão, talvez por causa de um tronco em forma interessante, ou uma seqüência de nós nos galhos que se assemelham a um rosto humano, ou apenas um certo sentimento de temor, algumas árvores foram identificadas como sendo as moradas dos espíritos da floresta, conhecidos como Kodamas. 

Kodama ou Kidama (木霊 ou 木魂) são espíritos do folclore japonês que habitam as árvores e protegem as florestas. É dito que em uma única floresta, podem existir milhões destes espíritos. O termo também é utilizado para denotar a árvore na qual um Kodama reside. O fenômeno conhecido como Yamabiko, quando o som de uma árvore caindo ecoa nas montanhas e vales, é muitas vezes atribuído à essa espécie de entidade, que "grita" de tristeza.

Esses espíritos são considerados ágeis, com a habilidade de escalar montanhas e árvores à vontade, a uma grande velocidade. São amorfos, ou seja, os Kidamas não têm uma forma determinada. Dependendo da região, eles podem ser invisíveis, ou pequenas criaturas transparentes, em tons de branco ou verde, ou ainda pedaços indistinguíveis das árvores.

Diz-se que estas criaturas são muito antigas, e que vivem nas florestas muito antes dos humanos surgirem. Fala-se até mesmo que os Kodamas sejam deuses protetores, e que nasceram junto das árvores, do mesmo solo em que brotaram.


A palavra Kodama é muito antiga. Era usada muito antes do Japão ganhar sua língua escrita atual, e ao longo dos séculos, adquiriu três ideogramas diferentes. O mais antigo 古 多 万, divide-se em 古 - (ko; velho) - 多 - (da; muitos) - 万 (ma; 10.000). Mas esta combinação era insuficiente para denotar as criaturas, e anos mais tarde, o ideograma 木 魂 (木; ko; árvore - 魂; dama; alma) foi adotado. Atualmente, os carácteres 木 霊 (木; ko; árvore) - 霊; dama; espírito) tende a ser usado. Há pouca diferença entre estas três formas de se nominar um Kidama, mas todas são variações do mesmo termo "espírito da árvore". Outra kanji usado para Kodama, 谺, também significa eco.


Em torno do período Edo, os Kidamas perderam sua posição como deuses da floresta e foram incluídos como apenas um dos yokai onipresentes do Japão. Os Kodamas se "humanizaram", e há fábulas que contam que eles se "apaixonam" por seres humanos, tomando forma humana a fim de se casarem com seus amados.

Lendas sobre estes espíritos são passados de geração em geração, dos habitantes das aldeias próximas à grandes florestas, com o intuito de proteger as árvores, sobretudo as mais antigas. Uma das histórias
conta que quando as árvores velhas são cortadas, pode-se ver sangue saindo delas, o que significa que quem quer que tenha derrubado a árvore matou também um Kidama. As lendas contam que quando um lenhador desavisado mata um Kodama, terá sob sua vida, uma terrível maldição. Para que isso não aconteça, as árvores mais antigas são muitas vezes marcadas com uma shimenawa sagrada, uma corda trançada, para avisar que há um Kodama morando nela.

Mesmo parecendo vingativos, os Kodamas são criaturas sociáveis e pacíficas. Em Aogashima, Ilhas Izu, as pessoas fazem pequenos santuários na base das Criptomérias, árvores conhecidas como Cedro Japonês para orar e pedir boa sorte.

Na aldeia Mitsune, em Hachijo-jima, os habitantes fazem um festival todo o ano para esta divindade. Eles dão graças aos Kidama-san, e prestam seus respeitos, na esperança de que os espíritos perdoem-os e abençoe-os quando cortam as árvores.

Em Okinawa, os espírito da árvore são chamados de "kiinushii", e sempre que uma árvore deve ser cortada, primeiro é preciso fazer uma oração ao Kiinushii para depois cortá-la. Além disso, quando há um ruído ecoando, que soe como uma árvore caíndo na calada da noite, mesmo que não haja árvore qualquer caíndo, diz-se que é a voz angustiada de um Kiinushii, e que nestas circunstâncias, as árvores acabam murchando.

Os Kodamas já deram as caras em jogos e em animações, como no filme A Princesa Mononoke, do famoso Studio Ghilbi (recomendo), no jogo Megami Tensei, e encontramos referências das criaturas nas crianças Kokiri de Legend of Zelda - Ocarina of Time e nos Korok, de Legend of Zelda - The Wind Waker.

Muitas pessoas acreditam que os Kodamas trazem boa sorte, e de acordo com as lendas, se você conseguir capturar um deles, terá boa sorte. Para conseguir um, é preciso plantar uma grande árvore próximo à sua casa, deixá-la crescer e esperar que um Kodama se mude para ela. Porém, existem meios menos trabalhosos e demorados para se ter uma destas divindades: algumas pessoas tatuam-nos no corpo, colocando estátuas deles em seus jardins, ou ainda usando sua imagem como amuleto.

Eu, que não sou boba nem nada, inventei que queria mexer com biscuit, então já fiz um pingente de Kodama pra mim, vai que..:


Não é uma coisa que você diga "NOSSA QUE PUTA KODAMA 10/10", mas tá valendo..

2 comentários:

  1. Adorei seu Kodama, pode dar um a mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih, ainda tenho que melhorar muito minhas skills de crafting HAHA!

      Mas quando eu tiver melhorzinha, até posso montar alguns e fazer um sorteio..

      Excluir