sexta-feira, 25 de abril de 2014

A "ilha mais assombrada do mundo" está à venda na Itália



Poveglia, uma pequena ilha situada na laguna de Veneza, considerada como a mais assombrada do mundo, vai ser vendida em leilão a 6 de Maio. Com o negócio, o Estado italiano pretende cortar na dívida pública do país. Em Veneza, já surgiu um movimento para impedir a venda da propriedade.

A ilha foi usada como local de quarentena para as vítimas da peste e outras epidemias, e depois como morada de um hospital psiquiátrico e de cuidados continuados, que funcionou desde a década de 1920 num antigo mosteiro ali construído. Já no final dos anos 1960, o hospital foi encerrado e a ilha abandonada, permanecendo inabitada até aos dias de hoje.

A propriedade do Estado italiano tem mais de 72 mil metros quadrados e foi considerada a ilha mais assombrada do mundo, título que lhe foi atribuído após a emissão de dois programas de televisão dedicados a atividades paranormais, Ghost Adventures (Aventuras de Fantasmas) e Scariest Places on Earth (Os Lugares mais Assustadores do Mundo), que já não se encontram em exibição.

No âmbito do pedido de contenção orçamental da União Europeia e da diminuição da despesa pública italiana, o Estado decidiu vender algumas das suas propriedades, entre elas a ilha de Poveglia. A venda em leilão vai decorrer a 6 de Maio. “Investidores de todo o mundo podem licitar nas nossas propriedades, desde Nova Iorque ao Dubai”, disse à Reuters Stefano Scalera da Demanio, uma agência pública que gere as propriedades estatais italianas.

Desde 2001, a Demanio conseguiu vender propriedades do Estado italiano no valor de 1,8 milhões de euros. Até ao final do ano, o país espera conseguir mais 500 milhões de euros com a venda das suas propriedades.

Para evitar que a ilha se torne num resort de luxo, os venezianos criaram uma associação que pretende participar no leilão. O grupo criou uma página no Facebook para angariar dinheiro e para reunir apoio à sua causa.

O município de Veneza, liderado por Giorgio Orsoni, admite e lamenta que, após a sua venda, a ilha de Poveglia seja usada para a criação de uma unidade hoteleira. “Penso que [a iniciativa da associação] é a forma correta para manifestar o verdadeiro e forte interesse que os venezianos têm na conservação de um local tão importante como a nossa lagoa”, disse Orsoni, citado pelo Corriere della Sera.

Fonte: Publico

Quem comprar a ilha, favor não me chamar pro churrasco. Grata desde já.

2 comentários:

  1. Acho q onde fica a minha escola é mais assombrado. Moro em Mogi das Cruzes, a cidade tem 453 anos, e o prédio onde fica minha escola, existe há mais de 100 anos, e fica a uns 5 metros da primeira igreja da cidade, q foi construida no século 17. E antes de ser escola, era um cemitério de padres e bispos, que morriam por doenças ou por demonios que exorcisavam, e depois, a igreja vendeu suas posses, e a prefeitura, loteou essa área, e o terreno, onde já foi um cemitério sinistro, foi o 2º Hospital de Mogi das Cruzes, e lá morreram centenas de pessoas perturbadas e com problemas como tuberculose e lepra. Após ter sido um hospital, o prédio serviu como um asilo para idosos e para pessoas com problemas pisicológicos (tanto é que a prefeitura antes de Mogi ser uma mega cidade, ela entregava pão e leite na porta de todo mundo, inclusive nesse "asilo", e no portão de ferro fundido e antigo da escola, existe duas pequenas porteiras como se fosse um correio, só q maior e por ali passava comida, dentro, no pátio da escola existe um só que maior). E agora, há cerca de 60 anos atrás, é a minha escola, o Colégio Guarani. Estudava de tarde, e qnd a aula acabava de noite, todos, tinham medo de ficar dentro da escola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manda seus relatos de assombrações pra nós, Jônatas!

      Abç!

      Excluir